8° ANO CONHECENDO A RETA NUMÉRICA

Identificar a localização de números racionais na reta numérica.

Primeiramente o  aluno deve compreender como se dispõem os números inteiros na reta numerada, ou seja, marcando-se o zero, colocamos os inteiros positivos à direita do zero e os inteiros com o sinal negativo à esquerda do zero. Esse descritor deve verificar a habilidade de o aluno compreender a disposição dos números racionais, tanto positivos quanto negativos, na reta numerada.

Essa habilidade é avaliada por meio de situações-problema contextualizadas, nas quais podem ser exploradas as representações fracionária e decimal dos números racionais.

Com a construção da reta numérica dos números inteiros , foi dividido a turma em grupos de 3 ou 4 alunos. Os grupos receberam cartões com situações diferenciadas, apresentando números inteiros positivos, negativos, frações, números decimais , raízes quadradas , dízimas periódicas e dízimas não periódicas.

As equipes deveriam  encontrar  o valor correspondente aquele número e indicar sua localização na reta numerada .

Pudemos observar quais os conjuntos existentes e também a diferença entre uma dízima periódica e uma dízima não periódica, identificando esta como pertencente ao conjunto dos números Irracionais, que veremos logo a seguir.

Tivemos a conclusão da atividade com a reta numérica preenchida com os cartões das equipes. Com a prática , com certeza aprendemos muito mais. Valeu!!!!

Professora Andriara – Matemática